Notícias

11ª edição do Viva o Taquari Vivo acontece neste sábado (25.03)

23/03/2017
Eventos

Programa iniciado em Lajeado há dez anos ganha uma nova dimensão com a reprodução da ação nos 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Os organizadores projetam o trabalho voluntário de mais de 600 pessoas na grande jornada de defesa e preservação do principal recurso hídrico da região.

Vales do Taquari e Rio Pardo – Acontece neste sábado (25.03) a 11ª edição do “Viva o Taquari Vivo”. A ação inicia a partir das 7h30min estendendo-se até meio-dia. Participam os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.

Em 2016, o projeto ganhou uma nova dimensão. Os 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, de acordo com a sua realidade, reproduzirão ações semelhantes simultaneamente ou no decorrer do ano.

A ação, originada na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) como voluntária pessoa jurídica da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade.

A ação foi criada para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. E, ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.

Em 2016

Na edição passada, a iniciativa teve a participação de mais de 600 voluntários e registrou total de mais de 4,200 quilos de lixo retirados das margens do rio. No total das dez edições anteriores, foram retirados do rio quase 33 toneladas de lixo.

Atividades

Interessados em fazer o descarte correto de lâmpadas, eletrônicos e informática e outros podem procurar a comissão organizadora durante o movimento. A Unimed disponibilizará um coletor ecológico no Porto dos Bruder para a utilização pela comunidade.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado também estará informando a população sobre a coleta seletiva do município, trocando uma sacola de pano por 1 Kg de alimento e recolhendo óleo vegetal, devidamente armazenado em embalagens plásticas.

Os participantes e crianças também poderão pintar um painel com foto do rio Taquari, que será pintado com tintas naturais, todas feitas com elementos da natureza. No quadro, cada voluntário deixará um pouco de si. Finalizado, o painel ficará exposto na Sema e Secretaria de Educação (Sed) de Lajeado.

Roda de conversa “histórias do rio”

Será conduzida pela professora e rotariana Ana Cecilia Togni e convidados. O público-alvo serão estudantes, crianças, adolescentes e comunidade em geral. Também haverá a distribuição gratuita do livro da “História da Bacia Hidrográfica Taquari Antas”, entre outras atividades de conscientização.

Segurança dos voluntários

A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, lembra que a ação preza pela segurança total dos participantes. Os adultos deverão usar calçado fechado, bem como calças e camisetas de manga longa. Para as crianças, haverá atividades diferenciadas no evento, pois não poderão entrar em contato direto com o lixo.

Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Assine a newsletter