Acil apresenta caso de criação do OS Lajeado no Congresso da Federasul

A forma de criação e o funcionamento do Observatório Social (OS) de Lajeado foi um dos cases de sucesso apresentados durante o Congresso da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) que aconteceu na sexta e sábado (07 e 08.07) em Canela. A apresentação do case foi feita pelo presidente do OS Lajeado e vice-presidente jurídico da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Fernando Santos Arenhart. O convite para apresentação do case pela Acil foi feito pela Federasul em função do destaque estadual alcançado pelo OS Lajeado e para servir, assim, como modelo e estímulo à criação pelas entidades empresariais de Observatórios em outros municípios gaúchos.

Controle social
Sob o título “Setor produtivo e controle social: o caso do Observatório Social de Lajeado”, Arenhart explicou a forma de criação, princípios de funcionamento e a missão do OS aos mais de 300 congressistas presentes, no maior evento já promovido pela Federasul. Arenhart destacou a importância da busca de mobilização de todas as forças vivas do município para viabilização da criação e a manutenção do órgão. Ressaltou como foco principal de sua apresentação a necessidade estratégica que o meio empresarial precisa assumir em relação à exigência do uso eficiente dos recursos públicos. “Desta forma, o setor produtivo estará efetivamente desempenhando como protagonista um dos fundamentais papeis de uma comunidade soberana e cidadã que é o controle social das ações públicas”, complementa.

Homenagem
O congresso foi aberto e coordenado pela presidente da Federasul, Simone Leite. Contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, entre as quais o governador José Ivo Sartori e a senadora Ana Amélia Lemos. A Acil esteve presente com comitiva de membros da diretoria e funcionários liderada pelo presidente Miguel Arenhart. Ele enfatiza a importância da participação em eventos desta natureza pelas oportunidades de capacitação e reflexão sobre o papel da entidade empresarial e a integração com representantes de associações e câmaras de indústria e comércio de todo o Brasil. Entre os vários painéis e eventos realizados ao longo da programação do congresso, o presidente da Acil recebeu homenagem da presidente da ONG Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul, Maria Elena Pereira Johannpeter, pelos 17 anos de funcionamento da PV em Lajeado.

• Arenhart apresentou case do OS Lajeado - Divulgação
  • Comitiva da Acil integrou o maior congresso da história da Federasul - Divulgação
  • Presidente da Acil recebeu homenagem da presidente da PV RS - Divulgação