Acil cria diretoria de Agronegócios

11/11/2020
Institucional

Próxima a completar cem anos de atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Lajeado e Vale do Taquari, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) passa a contar com uma diretoria de Agronegócios. O primeiro titular da pasta é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, Lauro Baum.

Segundo o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, a criação da diretoria de Agronegócios na Acil aumenta ainda mais a representatividade da entidade. “Mais do que a lida do campo, o agronegócio é uma cadeia, uma forte indústria que produz para o consumidor final e outros diferentes setores industriais. Sem o agronegócio, não há como sermos o Vale dos Alimentos. Havia essa lacuna na Acil e ela está agora muito bem preenchida com a chegada do Lauro Baum.”

Com este nome, é a primeira diretoria que a entidade tem em sua história. Porém, o setor primário já foi contemplado na entidade com uma diretoria na gestão do presidente Nilto Scapin, no biênio 1998 a 2000. Na época, foi criada a diretoria de Agropecuária, que ficava subordinada à vice-presidência de Comércio.

Força do agronegócio

Mesmo Lajeado não tendo território expressivo destinado ao setor primário, o novo diretor defende que o agronegócio tem grande representatividade no município e na região. “Penso que o setor é muito forte para nós. Abrigamos aqui dois grandes frigoríficos, que produzem alimentos para vários países do mundo. Em Lajeado, temos, também, uma das maiores granjas produtoras de ovos do estado”, destaca Baum.

Atualmente, a cadeia produtiva do agronegócio é responsável pela produção de diversos tipos de matérias-primas e produtos finais. Ela sustenta outros setores da economia local e estadual oferecendo subsídios para elaboração de uma variada linha de produtos e subprodutos. Baum destaca que “o Vale do Taquari é reconhecido como o Vale dos Alimentos e isso evidencia a força que o setor representa. O agro deve ser cada vez mais representativo na região”, finaliza o novo diretor.

Liderança

Lauro Baum tem 55 anos e é natural de Lajeado. É graduado em Administração com habilitação em Agronegócio. Entrou na diretoria do STR Lajeado como tesoureiro em 1º de janeiro de 2007. Em 2015, assumiu a presidência do sindicato, cargo que ocupa até hoje em seu segundo mandato. Na Acil, assume como diretor voluntário de Agronegócios, pasta que integra a vice-presidência de Relações Institucionais, que tem como titular o empresário Oreno Ardêmio Heineck.