Acil participa de Encontro Estadual do Empreender

14/06/2017

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) participou recentemente do Encontro Estadual Empreender Convencional RS 2017. O evento aconteceu na Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa), em Caxias do Sul, e reuniu associações, empresários e autoridades dos municípios envolvidos no Programa de Nucleação do Empreender.

Cada município envolvido no programa apresentou os resultados obtidos nos 18 meses de atuação dos consultores e facilitadores junto aos empresários envolvidos.

A consultora de Núcleos da Acil, Vera Azevedo, apresentou os resultados do projeto que ocorre em Lajeado. “O evento possibilitou a integração entre municípios. Pudemos expandir perspectivas, aprender, trocar ideias e compartilhar realidades que contribuem para o crescimento de todos” explica Vera.

O evento, que contou com a presença do coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, teve na programação outras apresentações, reuniões e capacitações para os consultores ao longo de três dias.

Núcleos da Acil

O Empreender é colocado em prática para fortalecer a rede de cooperativismo e associativismo e tem se consolidado pela atuação dos empresários que se unem para crescer nos negócios.

O objetivo principal do programa é elevar a competitividade e, consequentemente, a sobrevivência das micro e pequenas empresas. O Empreender incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.

O programa desenvolvido na Acil tem reunido, quinzenalmente, empresários dos ramos de pet shops e veterinárias; hotelaria; arquitetos; da mulher empreendedora – moda e acessórios, e de restaurantes, para debater problemas comuns e buscar soluções conjuntas em seus segmentos. Nos núcleos, os empresários contam com o apoio da consultora Vera – cujo papel principal é moderar as reuniões.

Profissionais ou empresas interessadas em participar do Programa de Nucleação do Empreender devem entrar em contato com a gestora do projeto, Mônica Müller, pelo fone 3011-6900 ou com a consultora Vera, pelo fone 99685-8685.

O Programa de Núcleos Empresariais é realização da Acil com o apoio de Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Norte do Rio Grande do Sul (Microempa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), através do Empreender.