Notícias

Ações relacionadas ao comércio ambulante são pauta do Fórum das Entidades

18/12/2019
Desenvolvimento

Em encontro realizado nesta quarta-feira (18), na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado abordou as recentes ações envolvendo o combate ao comércio ambulante irregular em Lajeado. A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Segurança, Paulo Locatelli; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker; e do Planejamento e Urbanismo (Seplan), Rafael Zanatta.

Os representantes do poder público municipal explicaram que o foco desta semana ainda é o de conscientização e orientação dos vendedores ambulantes sobre o novo decreto que disciplina a atuação. Segundo Locatelli, a partir da próxima semana a abordagem será diferente e começam as ações de fiscalização feitas por fiscais de trânsito e da Seplan. As mercadorias dos comerciantes que não tiverem providenciado a documentação exigida serão recolhidas e impostas as penalidades previstas na lei. Ele reforçou o pedido de paciência às lideranças e garantiu que a Prefeitura está empenhada. “Só solicitamos paciência e compreensão para a atuação da força pública, seguindo os passos planejados”, disse Locatelli, além de comentar que o Executivo está aberto a sugestões do Fórum.

Presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Francisco Weimer também mencionou outras ações do Fórum nas últimas semanas, como as reuniões feitas com representantes da Receita Federal, Ministério Público e Polícia Civil. “Estamos à disposição para auxiliar e apoiar no que for preciso para resolver o problema”, afirmou.

Calçadas

Outro assunto da reunião foi o abuso de lojistas na ocupação das calçadas públicas. O secretário do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, adiantou que também estão previstas para, em breve, haver ações de notificação para estas situações, seguindo a legislação existente do Código de Posturas de Lajeado.

  • Reunião entre lideranças e secretários municipais ocorreu nesta manhã na Acil - Crédito: Simone Rockenbach

 

Fonte: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial

 

Assine a newsletter