AlimentaAçãoRS: Empresas se apresentam, negociam e interagem durante Jornada Técnica do Setor Alimentício

19/05/2017

Um evento que proporcionou aprendizado e inspiração para o desenvolvimento das empresas, mas também conhecimento de produtos e serviços do mercado, integração e negócios. Assim foi a Jornada Técnica do Setor Alimentício – AlimentaAçãoRS, realizada nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) no Weiand Hotel, em Lajeado. Gilberto Soares, coordenador da Jornada, comemorou o resultado das atividades que começaram a ser estruturadas há mais de um ano. Ele enalteceu o número de participantes, a qualidade das palestras e a escolha dos temas, projetando para o próximo ano uma programação ainda mais específica e que atenda também a outras áreas. “A ambição é grande porque a região precisa que façamos projetos arrojados”, reconheceu, afirmando ainda: “Minhas expectativas foram plenamente atendidas. Conseguimos caminhar dentro da trilha que planejamos”.

Durante os dois dias, cerca de 150 participantes, entre profissionais e proprietários de indústrias de alimentos, palestrantes e fornecedores do setor, se envolveram com as atividades para atender objetivos específicos. “Achei o evento muito válido para me atualizar em relação às normas, mas especialmente porque queremos lançar novos produtos e talvez a palestra sobre verbas do governo para projetos inovadores possa nos ser de grande utilidade”, afirmou o proprietário da Estrelat, Roberto de Oliveira. A empresa de Estrela industrializa leite B e já está em testes, com suporte do Tecnovates, para queijos dessa matéria-prima com sabores especiais.  Dono do Apiário Horn, também de Estrela, José Horn também valorizou as palestras. “Aprendi muita coisa e vou poder colocar algumas em prática”, comemorou.

Coordenada pelo Sebrae, a Rodada de Negócios ocorreu através da explanação dos 12 expositores nesta sexta-feira pela manhã, seguida de período para a intensificação de contatos e informações. Palco de empresas de pequeno a grande porte, a Jornada contou com a participação da multinacional brasileira Duas Rodas. A indústria catarinense de ingredientes foi expositora e elogiou o potencial do evento como alavanca para os pequenos empreendedores. “Atendemos muitos clientes que já são grandes com nossa gama de produtos. Mas todos um dia foram pequenos, e nós apoiamos o evento como forma de ver a indústria de alimentos da região se fortalecer. Via distribuidores ou direto com a indústria, todos interessam à companhia”, destacou o representante comercial do RS, Miguel Garcia.

Fabricante de uniformes, a Mepase, de Forquetinha, participou como expositora e focou a linha Roony. “Fizemos contatos muito interessantes e a participação foi válida”, salientou Maurício Allgayer. Segundo ele, os uniformes respondem por cerca de 30% do faturamento da empresa de confecções que atua na Região Sul do Brasil. Otimista com o resultado das prospecções feitas, a Suppry Etiquetas também planeja boas vendas. “Atendemos de agroindústrias a multinacionais e temos uma empresa moderna e plenamente ajustada às questões ambientais, o que muitas vezes é um diferencial no fechamento de contratos”, comentou Tatiana Beppler, da área comercial do empreendimento estrelense. “Fizemos dezenas de contatos num só lugar, que equivalem a visitas para divulgarmos nossa linha”, disse ela.

• Coordenador da Jornada, Gilberto Soares também abriu a apresentação dos expositores da rodada de negócios - Crédito: Simone Rockenbach
  • Participantes aproveitaram evento para contatos, troca de informações e negócios - Crédito: Simone Rockenbach
  • Palestras técnicas receberam aprovação do público - Crédito: Simone Rockenbach