“Compliance e corrupção” é tema de reunião-almoço na Acil

05/10/2018

O advogado e professor Rafael Da Cás Maffini aborda o tema “Compliance e corrupção”. A RA é aberta à comunidade. As confirmações de presença devem ser feitas até às 12h de 09 de outubro, somente através do site da Acil www.acilajeado.org.br.

Lajeado – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promove, em 10 de outubro, reunião-almoço (RA) tendo como palestrante o advogado e professor, Rafael Da Cás Maffini. Ele discorre sobre “Compliance e corrupção”. A RA inicia às 11h45min no salão de eventos da Acil.

No evento, o palestrante explicará que, embora a corrupção possa ser considerada um problema global, no Brasil trata-se de algo crônico e muito grave. Estima-se que, entre 1,5% e 2,5% do PIB nacional, seja consumido pela corrupção. Daí a relevância de serem estudadas as suas causas e, em especial, os instrumentos jurídicos para combatê-la. Neste contexto, igualmente importante é a implantação e o aperfeiçoamento de instrumentos de compliance, programas de integridade, como referidos na legislação brasileira.

O que é?
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.

Palestrante
Maffini é mestre e doutor em Direito pela UFRGS. É professor adjunto de Direito Administrativo e Notarial do Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da UFRGS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. É juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em vaga destinada a advogados para o biênio 2016/2018; e sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando Advogados.

Inscrição
A RA é aberta à comunidade. As confirmações de presença devem ser feitas até às 12h de 09 de outubro, somente através do site da Acil www.acilajeado.org.br. O valor é de R$ 55,00 para associados da Acil e R$ 65,00 para os demais interessados. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3011-6900.

As RA de 2018 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, MSommer, Olicenter, Planus Arquitetura e Sicoob Meridional.