Acil vai criar Balcão de Negócios para estimular economia local

28/04/2020
Desenvolvimento

Visando estimular o desenvolvimento da economia local, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) vai criar um balcão de negócios. O projeto consistirá da inscrição antecipada de produtores e prestadores de serviço da cidade e região a fim de aproximá-los das áreas de compra das redes de supermercados, atacadistas e demais empresas compradoras. A ideia de criação do balcão surgiu em reunião mantida na manhã desta terça-feira (28.04) entre os vice-presidentes de Relações com Associados, Rômulo Xavier Vier, e de Inovação e Tecnologia, Fernando Röhsig, com executivos de redes de supermercados e proprietários de atacados de Lajeado.

Balcão de Negócios

Para viabilizar o projeto do balcão de negócios, a Acil fará contato com o Sebrae VTRP, que detém experiência na metodologia semelhante empregada em suas Rodadas de Negócios. As empresas interessadas em oferecer seus produtos no balcão de negócios devem se inscrever antecipadamente pelo e-mail relacionamento@acilajeado.org.br e buscarem mais informações pelo telefone (51) 3011-6900.

Vier explicou que o encontro teve o objetivo de construir em conjunto soluções para operacionalizar as campanhas de compra das empresas locais que vem sendo desenvolvidas pelos veículos de comunicação. “Nossa proposta é de que os produtos locais sejam mais valorizados na exposição em gôndolas e prateleiras dentro das lojas. Também queremos estimular que as redes de supermercados e atacadistas aumentem o volume de compras das empresas da região, estimulando a produção e o trabalho da nossa gente.”

Recuperar o PIB

Röhsig comentou que a queda na economia é inevitável, agravada pela incerteza de quando teremos a retomada da plena atividade produtiva. Com esta ação, a Acil busca dar mais visibilidade e estimular a substituição e compra dos produtos que são daqui, atendendo, porém, aos requisitos de qualidade, preço e garantia. “Queremos recuperar o nosso PIB local antes das demais regiões,” adianta.

Os executivos de supermercados e atacados informaram que já estão procurando priorizar e valorizar as empresas locais em termos de parcerias e compras, procurando ajudar na manutenção das mesmas.

Outros produtos

O VP de Relações com Associados consultou os representantes sobre a possibilidade de se estimular os fabricantes locais a desenvolverem outros tipos de produtos. Os executivos presentes  manifestaram-se abertos e receptivos no sentido de adquirirem novos produtos desenvolvidos pelas empresas da região. Eles citaram casos de itens que foram desenvolvidos e estão sendo produzidos de forma alternativa por indústrias locais.

• Röhsig (e) e Vier (d) debateram a situação com representantes do comércio - Crédito: Lucas Santos
  • Encontro realizado na Acil alinhou a iniciativa do Balcão de Negócios - Crédito: Lucas Santos