Notícias

Diretoria da Acil recebe pré-candidato à prefeitura de Lajeado Daniel Fontana

24/09/2020
Desenvolvimento

“Nosso plano de governo busca implementar a tecnologia para facilitar a interação das pessoas com a prefeitura.” Foi defendendo o uso da tecnologia nos processos públicos que o pré-candidato à prefeitura de Lajeado Daniel Fontana conversou em visita à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) nesta quinta-feira, (24).

Acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Felipe Klaus, e do coordenador da campanha, Gerson Bonfadini, Fontana falou sobre a campanha “Lajeado 4.0: Lajeado para todos”. Ele foi recepcionado pelo presidente, Cristian Rota Bergesch, diretor assessor jurídico da Acil, João Pedro Arruda, e colaboradores da entidade.

A visita teve por objetivo apresentar a estruturação de seu plano de governo. O pré-candidato informou que o mesmo está em constante evolução. Um dos principais pontos explorados é a implementação da tecnologia para otimizar os trabalhos públicos, permitir maior acesso da comunidade aos serviços da prefeitura e realizar o trabalho de forma conjunta.

Fontana destacou que, neste momento, onde praticamente todos os serviços estão sendo realizados de forma digital, o governo também deve estar modernizado, tanto para os processos de acesso à informação para a população, como igualmente para o contato direto dos cidadãos com o governo.

Fala Lajeado

Um dos principais quesitos a serem colocados em prática em sua gestão, segundo Fontana, é o aplicativo “Fala Lajeado”, que vai permitir a comunicação da população com a prefeitura de forma prática e direta. “Atualmente, em diversos locais, a única forma de contato dos moradores com a prefeitura é através dos vereadores. Precisamos integrar essas pessoas à prefeitura”, destacou o pré-candidato.

A ideia do aplicativo é unir em uma única plataforma informações sobre obras, saúde, educação, solicitação de serviços públicos e deixar de forma legível a comunidade, como está o trabalho interno na prefeitura, facilitar a prestação de contas e ser o mais transparente nos processos públicos.

Trabalho em sintonia

Fontana destacou ser entusiasta da parceria público-privada com objetivo de unir forças e promover melhorias para a população. Destacou iniciativas em relação ao saneamento básico e a melhor utilização do Parque do Imigrante, entre outras questões que foram abordadas pelo grupo.

Segundo o coordenador da campanha, questões de grande impacto municipal devem ser bem estruturadas antes de ser colocadas em prática. “Existem várias ideias boas e tendo toda a estruturação necessária. Cabe ao prefeito assumir o papel de liderança e defender os interesses da população, ” encerrou.

De acordo com Bonfadini, o prefeito deve ter várias funções e uma delas é ser viajante. “Muitas demandas perpassam os municípios, que necessitam de contatos com o Estado ou a União. Essa atitude deve ser liderada pelo prefeito para buscar os resultados.”

Mobilidade

Ao falar sobre a mobilidade urbana, um dos pontos debatidos durante o encontro, Fontana caracterizou-se como proativo. Destacou que a cidade deve ser olhada como um todo, e que no município existem demandas que acontecem há muito tempo.

De acordo com Bonfandini, o plano de governo está sendo elaborado com metas a curto, médio e longo prazo. “Nós não podemos tomar atitudes pensando no hoje, mas sim, estudar o futuro. Na mobilidade, por exemplo, temos que estudar a questão da locomoção dos deficientes, que enfrentam dificuldades em alguns pontos da cidade.” enfatizou.

Para o coordenador da campanha, “não faltam projetos para Lajeado; faltam líderes”.

Segurança

Ao abordar a segurança pública, Fontana mostrou-se confiante sobre a instalação de uma guarda municipal. Segundo o pré-candidato, este tipo de força no município auxilia a polícia e oferece mais agilidade nos serviços. “Em um desentendimento entre vizinhos, por exemplo, a guarda municipal pode atender. Esses profissionais podem prestar atendimento em assuntos que possam ser consensuados”, afirmou.

Fontana acredita na força do programa “Pacto Lajeado pela Paz” para reduzir a criminalidade no município. Segundo ele, “ações como esta devem acontecer constantemente, diminuindo a questão da violência no município”.

Inovação

Tendo a inovação como um dos pilares de sua campanha, Fontana falou que acredita na força das escolas e vê como positiva a inclusão de um espaço para explorar inovação e tecnologia nas salas de aula.

De acordo com Bonfandini, “Lajeado é um exportador de cérebros, muitas pessoas daqui vão para fora para trabalhar. Grandes profissionais ligados à tecnologia, naturais da região, estão hoje em dia trabalhando fora do estado ou até mesmo do país”, destacou o coordenador da campanha ao defender que o município pode se tornar um polo tecnológico.

Ao final da visita, Fontana agradeceu a recepção da entidade ao ouvir suas propostas de governo. Ele recebeu de Bergesch um ofício pontuando as principais demandas da Acil em prol do pleno desenvolvimento de Lajeado.

Assine a newsletter