Notícias

Diretoria da Acil reúne-se com pré-candidata à prefeitura de Lajeado Márcia Scherer

08/09/2020
Desenvolvimento

A pré-candidata à prefeitura de Lajeado Márcia Scherer esteve reunida nesta terça-feira (08) com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Em sua visita à entidade, ela falou sobre a construção de seu plano de governo, recebeu ofício com demandas sobre o desenvolvimento de Lajeado e conversou sobre assuntos pontuais com as lideranças.

Em sua saudação, a pré-candidata elogiou o protagonismo da Acil em assuntos que visam o desenvolvimento de Lajeado e Vale do Taquari. Falou sobre a recente instalação da régua de sinalização das enchentes da entidade e sobre a importante atuação da Acil em prol do desenvolvimento regional.

Ao falar com o grupo sobre a construção do seu plano de governo, a pré-candidata explicou que ele será elaborado em conjunto com a comunidade. Segundo ela, a proposta é implantar inovação e tecnologia em todos os processos para otimizar os trabalhos públicos.

O presidente da Acil, Cristian Bergesch, falou que a entidade sempre busca atuar de forma conjunta com a prefeitura em prol do desenvolvimento do município. Ele coordenou a conversa que contou com membros da diretoria da entidade e fez a entrega de ofício, pontuando as principais demandas da Acil em prol do pleno desenvolvimento de Lajeado.

Inovação

Entre os diversos assuntos que foram abordados durante o encontro, o grupo tratou sobre os avanços tecnológicos. Segundo a pré-candidata, “Lajeado combina com inovação. Portanto todos processos devem ser otimizados para o digital para se tornarem mais transparentes,” afirmou, pregando que a tecnologia deve ser usada para otimizar os trabalhos públicos.

De acordo com Márcia, seu grupo de trabalho tem-se reunido para debater melhorias que podem ser feitas na gestão municipal utilizando a tecnologia. “Em uma era onde tudo está digitalizado, o governo também precisa ter a gestão dos seus processos digitalizada, o que permite mais controle e agilidade na prestação de serviços,” defende.

Referiu-se à importância de fomentar a inovação em estágio inicial através de recursos públicos. Mas entende que em, num segundo momento, isto deve ficar a cargo do setor privado, a exemplo das incubadoras.

Infraestrutura

O diretor de Infraestrutura da Acil, Leandro Eckert, falou com a pré-candidata sobre a mobilidade urbana. Ele traçou algumas dificuldades enfrentadas por motoristas em alguns pontos críticos do município em horários de pico. Márcia falou que existem trabalhos a serem executados para amenizar esses problemas. “A mobilidade urbana é assunto que, assim como os outros, precisa ser debatido em conjunto, estudar propostas e ver com a comunidade as melhores alternativas.”

Em relação à atração de novas empresas para o município, a pré-candidata destacou a importância de apoiar a infraestrutura logística, incluindo projetos em cidades vizinhas. Citou o exemplo do aeródromo e do porto de Estrela. De acordo com Márcia, a ausência de uma estrutura adequada no aeródromo já resultou na perda da instalação de uma empresa de telefonia que poderia gerar R$ 9 milhões de arrecadação anualmente.

Durante a reunião, o grupo também falou sobre a abertura do comércio aos domingos e feriados e o comércio ambulante nas ruas do Centro. A pré-candidata reforçou que todas as suas ações serão realizadas e construídas em conjunto com a comunidade.

Grandes obras

Sobre obras e melhorias a serem implementadas no município, a pré-candidata falou que está montando com sua equipe de trabalho todos os pontos a serem implantados em seu plano de governo. Enfatizou que “nosso interesse é pelo bem público, pois entendemos que o dinheiro público é para ser investido nas pessoas”.

Comentou a necessidade de realização de grandes obras, como o acesso aos bairros, contenção de cheias, ruas laterais nas rodovias, acesso ao trevo da BRF, entre outras. Destacou que é essencial brigar por recursos federais para viabilizar esses projetos.

Ao final do encontro, Márcia agradeceu a recepção da diretoria da entidade e antecipou que a chapa completa deve ser anunciada oficialmente no próximo final de semana.

Bergesch agradeceu o encontro mantido com a pré-candidata. Destacou que a entidade segue de portas abertas para debater sobre ações que possam melhorar a região. “Gostamos de ouvir todas as propostas, pois estamos sempre à disposição para trabalhar em busca de melhorias para nossa região,” reforçou.

Além de Bergesch e Eckert, participaram do encontro os vice-presidentes de Administração, Graciela Ethel Black; Relações Institucionais, Oreno Ardêmio Heineck; Inovação e Tecnologia, Douglas Scheibler, e o diretor assessor jurídico, João Pedro Arruda.

Assine a newsletter