Notícias

Em RA da Acil, prefeito Marcelo Caumo defende a redução das alíquotas de ICMS

18/11/2020
Acil em Dia

“Somos favoráveis à redução das alíquotas de ICMS, para poder incentivar o empreendedor, e estamos preparados para suportar este recurso a menos que vem para o nosso município.” A afirmação foi feita pelo prefeito reeleito de Lajeado, Marcelo Caumo, em reunião-almoço (RA) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) juntamente com o Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado (Feesla) nesta quarta-feira (18).

Ao ser questionado sobre a preparação do município para a perda da porcentagem vinda dos recursos majorados do ICMS, previstas para voltar ao normal em 31 de dezembro, Caumo afirmou que defende a redução dos impostos e que o município está preparado para a perda dessa renda.

Juntamente com a vice-prefeita reeleita, Gláucia Schumacher, Caumo traçou um panorama das atividades realizadas nos quatro primeiros anos de gestão e projetou as demandas e propostas para o mandato 2021-2024.

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, destacou que o evento celebra a democracia do processo eleitoral de Lajeado. “Na contagem dos votos, tivemos a vontade popular manifestada nas urnas. Assim, reconduzimos nossos mandatários para mais quatro anos de trabalho dedicado e diário em prol da comunidade”, destacou.

Primeiro mandato

Caumo e Gláucia falaram sobre as diferentes conquistas do mandado 2017-2020. Destacaram a redução de secretarias, a diminuição do número de cargos comissionados (CCs) e a reorganização orçamentária para recuperar a capacidade de investimento de Lajeado.

Caumo falou sobre o processo de construção do parque Ney Santos Arruda e sobre a criação de outros espaços destinados ao lazer no município. De acordo com Gláucia, “o município tem uma grande demanda por praças e parques”.

Segundo os líderes políticos, em quatro anos de gestão, foram aumentadas em torno de 800 vagas na educação municipal. Além disso, o município investiu ainda na construção de um novo espaço para o quartel do Corpo de Bombeiros, em unidades de saúde e na revitalização de espaços públicos.

Parcerias

Segundo a vice-prefeita, a relação entre o poder público e os empresários é extremamente importante para o município. “Podemos destacar que foi através da parceria com os empresários, que conseguimos trazer a Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) para Lajeado”, afirmou. De acordo com Gláucia, o município é responsável pelo aluguel do espaço utilizado pela delegacia, no bairro Florestal, tendo os equipamentos e materiais sido adquiridos com a ajuda de empresários da cidade.

Pandemia

Quando falou sobre 2020, Caumo afirmou que foi um ano de decisões difíceis e complexas por falta de informação inicial sobre o desenvolvimento da doença provocada pelo coronavírus. Informou que o município teve grande impacto na arrecadação de tributos, desde o mês de abril, por conta da pandemia. Mas destacou que, mesmo com a queda do orçamento, Lajeado conseguiu manter as contas sob controle e fechará o ano em equilíbrio.

“Foi um ano onde ampliamos o diálogo com todos os setores. Sempre buscamos a preservação da vida e a continuidade das atividades produtivas”, destacou. Ao falar sobre as bandeiras atribuídas pelo estado conforme a evolução dos indicadores da pandemia, o prefeito afirmou que, se a região for classificada como bandeira vermelha, nada muda em relação às empresas. “As atividades comerciais e as escolas vão continuar normalmente, pois o controle do coronavírus depende de cada um de nós fazer a sua parte”, justifica Caumo.

Demandas empresariais

O presidente da Acil reforçou aos líderes políticos as principais demandas dos empresários de Lajeado em relação ao governo. Destacou a importância da continuidade ao combate do comércio ilegal na cidade; parceria na realização de feiras e outros grandes eventos promovidos pelas entidades, que reforçam o turismo de negócios, estimulam o empreendedorismo e geram receita ao município; os investimentos necessários em relação à infraestrutura; e o apoio ao terminal logístico multimodal de Estrela, que será bom para as empresas lajeadenses e, consequentemente, para toda a região. Reforçou o pedido do controle eficiente das cheias do rio Taquari, através da adoção de meios eficazes de monitoramento e sinalização do avanço das águas.

Caumo enfatizou que o diálogo com a comunidade vai continuar aberto em sua gestão. Ele e Gláucia destacaram o trabalho que vem sendo realizado em relação à prevenção das cheias do rio Taquari para que episódios como o registrado em julho deste ano não aconteçam novamente.

2021-2024

Em relação aos próximos quatro anos de governo, Caumo e Gláucia falaram sobre as principais propostas para Lajeado. Destacaram a importância da infraestrutura urbana, para uma cidade mais planejada e organizada, a busca por um governo cada vez mais eficiente e a implementação de ações que levem ao continuado desenvolvimento econômico.

“Nesses primeiros quatro anos de governo, nós conseguimos reorganizar a casa, para então conseguir modernizar o serviço público e oferecer mais transparência à população”, afirmou Gláucia.

Questionado sobre a possibilidade da construção de uma segunda ponte entre Lajeado e Estrela, Caumo comprometeu-se em reunir-se com o prefeito eleito do município vizinho, Elmar Schneider, para conversar sobre a obra. “Não é projeto de curto prazo, mas precisamos iniciar essas conversas”, afirmou.

Ao final da apresentação, Caumo e Gláucia acompanhados de Bergesch e do representante do Feesla, Adriano Strassburger, responderam às perguntas dos participantes.

Ambiente sanitizado

A RA seguiu todos os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde. Contou com 50% da capacidade de ocupação do salão e a entrada no local era permitida apenas com o uso de máscara. Os participantes tiveram a temperatura aferida antes de acessar o ambiente que foi sanitizado com ozônio através do uso do equipamento Ozonyx, cedido pela empresa associada Medical San, de Estrela.

Realização

As RA de 2020 da Acil tem o apoio de Bebidas Fruki, BiMachine, Black Contabilidade, BRDE, CBM Materiais Elétricos, Construtora Jachetti, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Olicenter, Poolseg Corretora de Seguros, Sicredi Integração RS/MG e Star Som, Luz e Imagem.

Assine a newsletter