Notícias

Estudo “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?” será divulgado aos empresários e comunidade de Lajeado

29/03/2018
Eventos

Levantamento detalhado sobre a identidade rio-grandense, feito pelo Grupo RBS, será apresentado em parceria com a Acil, CDL Lajeado e Sindilojas Vale do Taquari.

 A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), CDL Lajeado e Sindilojas Vale do Taquari, em parceria com o Grupo RBS, trazem à Lajeado o estudo denominado “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?”. O evento será no dia 3 de abril, a partir das 18h45, no salão de eventos da Acil.

A apresentação das conclusões do estudo será feita pelo CEO de Mídias da RBS, Claudio Toigo Filho, e o diretor-executivo de Marketing do Grupo, Marcelo Leite.

Entre agosto e setembro de 2017, a RBS e a Consumoteca uniram forças e mergulharam no universo dos gaúchos para entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul, dando origem ao estudo.

Um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda.

– Nós acreditamos nesse estudo como uma ferramenta para que possamos apoiar os nossos clientes na construção de estratégias de marketing mais efetivas. O evento surge, então, como uma ideia para reunir o mercado de Lajeado e região, conversar e, a partir disso, construir em conjunto iniciativas legais – propõe o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento.

Confirmação

As confirmações de presença devem ser feitas até às 12h de 02 de abril, através do e-mail recepcao@acilajeado.org.br. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3011-6900.

 

Assine a newsletter