GTA integra organização técnica da Jornada AlimentaAçãoRS

28/04/2017

Diante da necessidade de se manter atualizado em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, conhecimento e informação se tornaram fundamentais para superar desafios relacionados à diversificação de produtos, desenvolvimento de novas tecnologias e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a indústria de alimentos. Consciente da necessidade de trazer para a região profissionais qualificados que facilitem a compreensão e o acesso a métodos inovadores, estratégias de controle de qualidade e cuidados higiênicos, e fontes de financiamento, o Grupo Técnico de Alimentos da Acil (GTA) participa da organização da Jornada Técnica do Setor Alimentício 2017 – AlimentaAçãoRS. Agendado para os dias 18 e 19 de maio no Weiand Hotel, em Lajeado, o evento oferece capacitação profissional através de seminários e palestras, além de proporcionar fechamento de negócios e interação com fornecedores de serviços, máquinas e equipamentos.

O grupo, composto por profissionais que atuam em universidades, laboratórios, pesquisas e nas mais diversas áreas relacionadas à produção de alimentos e ingredientes se reúne mensalmente para trocar experiências e discutir questões relacionadas e legislação vigente. “A finalidade é compartilhar dificuldades e encontrar alternativas que possibilitem o desenvolvimento de produtos saudáveis, modernos, seguros, saborosos, adequados à legislação nacional e internacional e às expectativas dos consumidores que têm se mostrado cada vez mais exigentes”, explica a coordenadora Tânia Gräff. Entre os temas debatidos durante os encontros estão as denúncias de fraude na cadeia leiteira e nas indústrias de carne, visto que há casos de alteração no alimento almejando maior lucratividade, mas também existem circunstâncias nas quais informações equivocadas comprometem a credibilidade de profissionais sérios e competentes. Tânia esclarece: “Os membros do GTA entendem que é necessário buscar a verdade dos fatos com base em conhecimento técnico e, como grupo, esclarecer as situações, protegendo-se e ao mesmo tempo disseminando o conhecimento, para que haja consciência da importância de medidas sanitárias adotadas em empresas que produzem alimentos”.

Por saber que o profissional da indústria alimentícia precisa estar conectado com as tendências do mercado, atender a legislação e conhecer as demandas de consumo e saúde, o GTA prepara a programação da Jornada AlimentaAçãoRS buscando a disseminação da inovação e apresentando referências que auxiliam na elaboração de projetos de segurança alimentar. “É indispensável para as indústrias de alimentos, independentemente do porte, estarem abertas a novas possibilidades, pois com a globalização e a crescente exigência dos consumidores, faz-se necessário que as empresas estejam abertas a novas oportunidades e negócios”, afirma a coordenadora. Ela ainda ressalta que os conteúdos abordados durante as atividades favorecerão a população que passará a contar com alimentos mais qualificados, saudáveis e seguros, mas serão os fabricantes os maiores beneficiados: “As informações trarão ganhos às empresas no sentido de evitar fraudes, garantindo que trabalhem com ética e respeito aos seus consumidores”.

Os interessados em participar da Jornada Técnica do Setor Alimentício 2017 podem se inscrever na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) ou no site www.jornadadaalimentacaonews.com, onde também está disponível a programação completa. O valor do investimento é de R$ 250,00 para todo o evento e mais informações podem ser obtidas através do e-mail eventos@acilajeado.org.br ou no telefone 3011.6900. A Jornada AlimentaAçãoRS é uma realização da Acil e Agea Marketing e conta com o patrocínio de Sicredi e Univates. O apoio é da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari (Amvet), Emater, Sebrae, Unisinos e Vigilância Sanitária de Lajeado.