Notícias

Práticas sustentáveis na destinação dos resíduos sólidos é pauta da 9ª Jornada Técnica Ambiental

28/09/2018
Eventos

Lajeado – Mais de 80 empresários, executivos, estudantes, pesquisadores e interessados participaram da 9ª Jornada Técnica Ambiental realizada na noite desta quinta-feira (27.09) no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento teve como tema “Práticas sustentáveis na destinação dos resíduos sólidos”.

Programação
A Jornada iniciou com os pronunciamentos do vice-presidente de Relações com Associados da Acil, Cristian Bergesch, e do diretor de Responsabilidade Social da Acil e coordenador da ação Viva o Taquari Vivo, Gilberto Soares.

Em seguida, ocorreu o painel tendo como debatedores Marcela Salazar, pesquisadora-doutora colaboradora da Unicamp; Sérgio Diefenbach, promotor; Carlos Germano Rieth, diretor da Granja Cageri; Ito Lanius, diretor da Folhito Adubos Orgânicos; e Odorico Konrad, professor-doutor da Univates.

Painel
Marcela abordou o tema “Resíduos Sólidos – Desafios e oportunidades” em que apresentou a pesquisa “Aplicação de ômicas para melhoramento genético de plantas”. Marcela lembra que toda atividade humana gera resíduos e subprodutos com as mais variadas características em termos de quantidade, qualidade, potencial poluidor e de recuperação. “A crescente preocupação com o meio ambiente vem mobilizando vários segmentos do mercado, visando diminuir os impactos negativos à natureza. O resíduo industrial, além de criar potenciais problemas ambientais, representa perdas de matérias-primas e energia.” Em contrapartida, apresentou as oportunidades que os resíduos representam nos campos da engenharia genética, melhoria de bioprocessos, novos produtos e inovações tecnológicas.

Odorico Konrad, professor-doutor da Univates, apresentou as diferentes formas de aproveitamento dos resíduos, com ênfase na geração de biogás e energias renováveis.

Os empresários Carlos Germano Rieth, diretor da Granja Cageri, e Ito Lanius, diretor da Folhito Adubos Orgânicos, apresentaram os cases de suas empresas que transformam os resíduos de agroindústrias da região e de todo o estado em adubos orgânicos altamente valorizados pelo mercado do agronegócio.

O promotor Sérgio Diefenbach, que tem entre as suas áreas de atuação o meio ambiente, discorreu sobre o seu trabalho no sentido de fiscalizar o correto funcionamento na destinação dos resíduos por parte de todas as empresas industriais, agronegócios e propriedades rurais da região. Citou que, infelizmente, muitas vezes encontra empreendedores que tentam burlar a legislação ambiental, incorrendo em infrações que devem ser alvo da criteriosa ação do Ministério Público.

Realização
A jornada é realização da Acil e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, com apoio de Agea Marketing e Comunicação, CDL Lajeado, Corsan, Docile, Free Agência de Turismo, Bebidas Fruki, Jacques Imóveis, Sicredi, Sorvebom, Tabelionato Klein, Unimed VTRP e Univates.

 

Assine a newsletter