Previsão de crescimento embasa ambicioso projeto de ampliação do Salgado Filho

23/05/2018

Lajeado – “A concessão durará 25 anos. Nos sentimos parte da comunidade gaúcha. Temos 26 meses para entregar os primeiros resultados. Vamos investir 1,5 bilhão de reais na nova estrutura neste primeiro momento. A Fraport tem a confiança de que o planejamento dará certo, e que, junto com o Rio Grande do Sul, vamos crescer ainda mais.” A afirmação foi feita pelo gerente executivo de Assuntos Corporativos da Fraport Brasil, Andreas Montag, que palestrou na reunião-almoço (RA) desta quarta-feira (23.05) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A exposição, intitulada “Case Fraport: investimentos em infraestrutura de longo prazo”, teve a presença de cerca de 80 lideranças empresariais, comunitárias e políticas.

No evento, o palestrante apresentou o case da empresa alemã Fraport, investidora de longo prazo na modernização do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.

Fraport
A Fraport possui a concessão de 30 aeroportos espalhados pelo mundo. Os mais recentes adquiridos através de leilão, ano passado, foram no Brasil, os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.

Para obter a concessão, a Fraport assumiu o compromisso de investir R$ 600 milhões no terminal gaúcho, arrematado por R$ 382 milhões em março de 2017. Porém, a projeção atual de investimento da empresa já é de R$ 1,5 bilhão.

De acordo com o palestrante, o objetivo das melhorias no aeroporto é estimular o crescimento de tráfego o máximo possível, em linha com a demanda de mercado, e oferecer um serviço de ponta a todos os clientes (passageiros e companhias aéreas). Isso significa, principalmente, preservar a infraestrutura em boa forma e expandi-la quando necessário.

Porto Alegre
No aeroporto de Porto Alegre, atualmente, tem circulação de oito milhões de passageiros por ano. A projeção até o final da concessão é de que esse número chegue a 22 milhões.

O palestrante conta que a maior linha aérea, no momento, é a Azul, seguida de Gol e Tam. Quanto aos destinos, revela que 80% são para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Montag afirma que esse dado mostra uma realidade do sistema aéreo, pois a grande maioria dos passageiros é “obrigada” a fazer conexão nestes estados em suas viagens ao exterior.

“Isso é uma das coisas que queremos mudar. Achamos que o aeroporto tem a capacidade e a demanda de fazer voos diretos, mas isso ainda demorará alguns meses para se realizar,” explica Montag.

Mudanças
Grandes e visíveis mudanças irão acontecer no aeroporto. Desde janeiro realizando investimentos, Montag conta que as primeiras mudanças realizadas foram em projetos rápidos como, por exemplo, melhoria na sinalização e iluminação, instalação de wi-fi com velocidade adequada, aperfeiçoamento do serviço de limpeza, entre outros.

Nos próximos 26 meses, o projeto de mudanças consiste no investimento na infraestrutura do terminal e da pista de pouso e decolagem, e na segurança para adequar a infraestrutura existente às regulamentações internacionais.

Além disso, estão previstas: atualização das pistas de rolamento; reforma de drenagem nas pistas de rolamento;  terraplanagem e tratamento geotécnico; novo sistema macro de drenagem; vias de serviço e cercas operacionais e novas estações de bombeamento, entre outros.

Mercados
Montag afirma que a empresa olha para três mercados principais, os passageiros, cargas aéreas e o desenvolvimento comercial. “Com a nossa operação, vamos aumentar o nível de serviços, acelerar os processos para ser mais eficiente, junto com a nova estrutura que vamos disponibilizar. Queremos pegar todo esse mercado para cuidar que esse investimento seja o melhor possível. E que, ao mesmo tempo, isso signifique benefícios também para a cidade e região. O que iremos fazer é aumentar o nível de serviço, diminuir o tempo de viagens, aumentar o espaço, atrair lojas e restaurantes para criar uma oferta de comércio melhor. Vamos mudar a cara do aeroporto, deixando-o com um formato mais internacional”, finalizou Montag.

Após sua apresentação, o palestrante, acompanhado da presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, e do presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura, Paulo Menzel, respondeu às perguntas dos participantes.

As RA de 2018 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, MSommer, Olicenter, Planus Arquitetura e Sicoob Meridional.

• Andreas Montag, da Fraport Brasil, foi o palestrante de RA da Acil - Crédito: Priscila Rodrigues
  • Público ouviu atento as informações sobre a modernização do aeroporto - Crédito: Priscila Rodrigues
  • Montag, Aline e Menzel: público interagiu com o palestrante - Crédito: Priscila Rodrigues