Notícias

Relatório dos Ecossistemas de Inovação é entregue ao Pro_Move Lajeado na Acil

04/12/2019
Eventos

“Inovação é um termo puramente econômico e a tecnologia é o melhor meio para conseguirmos produzir inovação.” A afirmação foi feita pelo diretor executivo do Centro de Empreendimentos Inovadores (CEI) da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Leandro Carioni, que palestrou em reunião-almoço (RA) desta quarta-feira (04) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Prefeitura Municipal de Lajeado e Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Durante a exposição, intitulada “Ecossistemas de Inovação: promovendo o apoio para o empreendedorismo”, Carioni apresentou as mais de 100 lideranças empresariais, comunitárias e políticas o que são os ecossistemas de inovação e como a utilização da ferramenta pode apoiar o empreendedorismo local.

Ao final de sua apresentação, o palestrante fez a entrega relatório das possibilidades do ecossistema local às entidades integrantes do Pro_Move, programa que visa transformar Lajeado numa cidade mais inovadora.

Ecossistemas de Inovação

O ecossistema de inovação é caracterizado pelo trabalho conjunto entre pessoas, comunidades e organizações numa determinada região. Segundo Carioni, “estes atores trabalham juntos a fim de permitir que os fluxos de conhecimento amparem o desenvolvimento tecnológico e gerem inovação para o mercado”. Ainda segundo o palestrante, “promover o desenvolvimento tecnológico é um desafio constante para muitas cidades, e esse segmento é um dos que mais devem se desenvolver e gerar lucros nos próximos anos”.

Relatório Pro_Move

O articulador do Pro_Move Lajeado, Albano Mayer, explicou que, para ajudar no processo de organização e desenvolvimento do ecossistema de inovação, a Univates e a prefeitura municipal contrataram a fundação Certi, de Florianópolis para realizar o diagnóstico do ecossistema e também a criação de plano integrado de inovação para Lajeado. Segundo Mayer, o relatório aponta três áreas prioritárias para a inovação de Lajeado, sendo elas, a tecnologia da informação e comunicação (TIC), a saúde e os alimentos.

Para falar sobre a importância da inovação para cada um destes campos, e apresentar propostas já encaminhadas para agilizar os trabalhos do próximo ano, subiram ao palco, Marcos Frank, do Hospital Bruno Born, representando o grupo Pro_Move Saúde; Fábio Frey, da Interact Solutions, representando o grupo Pro_Move TIC; e Ricardo Heineck, da Docile, representando o grupo Pro_Move Alimentos.

A entrega do relatório final foi realizada por Carioni à presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini; ao prefeito Marcelo Caumo e ao pró-reitor de administração da Univates, Oto Möerschbacher.

Após a apresentação e entrega do relatório, Carioni, juntamente com Aline, Caumo e Möerschbacher, responderam às perguntas dos participantes.

Realização

As RA de 2019 da Acil contaram com o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Grupo RBS, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, Olicenter, Planus Arquitetura e Sicoob Meridional, Star Som, Luz e Imagem e Weiand Hotel.

Assine a newsletter