Notícias

Subsecretário adjunto da Receita expõe situação financeira do RS

11/12/2019
Institucional

O Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado esteve reunido na manhã desta quarta-feira (11) com o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Eduardo Jaeger, que discorreu sobre a atual situação financeira do Rio Grande do Sul e as medidas que estão em andamento para melhorar as contas públicas.  O encontro ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Segundo Jaeger, a Receita Estadual vem trabalhando no programa “Receita 2030 – Rumo à Receita Digital”. A iniciativa visa modernizar a administração tributária do RS e simplificar os caminhos para o contribuinte. O objetivo é reduzir a burocracia e dar mais informações à sociedade, que quer a cada instante mais informações sobre as questões tributárias.

O programa consiste em 30 medidas que devem ser colocadas em prática até 2022 para a construção de uma receita digital, mais moderna, inovadora e eficiente. As medidas foram divididas em seis grandes temas. Para cada uma das ações previstas nesses temas foi estabelecido um prazo de entrega e uma estimativa de investimento necessário para implementação.

Rio Grande do Sul

Segundo Jaeger, um dos principais agravantes para a situação econômica do Estado é o número de servidores inativos na folha de pagamento, pois “existem mais servidores aposentados do que trabalhando no RS”.

O subsecretário comentou que o crescimento econômico do Estado segue o do país. Salientou ainda que “O RS não sai da crise sozinho, devido ao PIB estadual acompanhar o nacional”. Adiantou que o Rio Grande do Sul só “sairá da crise a partir do crescimento econômico”.

Ao final do encontro, a presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, ao agradecer a vinda de Jaeger à Lajeado, disse que o assunto é uma demanda do Fórum. “Precisamos compreender o que está acontecendo no cenário econômico do RS e as ações que estão sendo tomadas para alavancar a economia local.”

Além de Aline e Jaeger, participaram do encontro, Eduardo Troller da JCI Lajeado; Ronaldo Eckhardt da OAB Lajeado; Evelise Ribeiro, do Núcleo dos Arquitetos de Lajeado; Cíntia Fortes, do Sincovat; Claudir Kuhn, da Aescon; Vinícius Diedrich, do CREA, e Antônio Juarez da Silva e Idalaura Fracaro, da Acil.

Fórum das Entidades ouviu relato do subsecretário adjunto da Receita Estadual - Crédito: Lucas Santos

Fórum das Entidades ouviu relato do subsecretário adjunto da Receita Estadual – Crédito: Lucas Santos

Assine a newsletter