Temos que administrar as pessoas pelo coração, ensina empresário na Acil

08/03/2018

Lajeado – “A coragem de um homem não se mede pelo tamanho do desafio, mas pela vontade que ele tem de ultrapassar e superar esses desafios e fazer isso com bom humor e criatividade.” A afirmação foi feita pelo empresário e diretor da Racon Consórcios Caxias do Sul, Emílio Finger, que palestrou na reunião-almoço (RA) desta quinta-feira (08.03) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Grupo RBS. A exposição, intitulada “Gestão com o coração”, teve a presença de cerca de 100 lideranças empresariais, comunitárias e políticas. Em emocionante apresentação, Finger enfatizou que as empresas “devem cuidar das suas pessoas”. Frisou serem as pessoas responsáveis pela construção de um grande negócio, independente da função que exerçam.

Incentivo
Finger iniciou a palestra contando sua história de vida. Aos seis meses de idade, contraiu paralisia infantil e precisou da ajuda da família para transformar esse acontecimento em um grande desafio de vida. “Minha família me fez andar de cabeça erguida, e tudo que fizeram por mim desde pequeno foi de um jeito especial, fizeram com amor”, conta.
Para o palestrante, o incentivo da família foi fundamental para que pudesse acreditar nos seus sonhos e buscar realizá-los. Ele conta que seu pai, um dia, cansado de vê-lo arrastando-se pelo chão, decidiu comprar uma cadeira de rodas. Ao compartilhar a ideia com a esposa, foi proibido de efetivar a compra. “Minha mãe parou o que estava fazendo e disse: ‘proíbo você de ir comprar a cadeira! O Emílio acredita que andará um dia, e fomos nós que o fizemos acreditar nisso. Temos o dever de continuar acreditando que ele realizará o sonho de andar.’ Nunca mais se falou em cadeira de rodas naquela casa”, lembra Finger.

Acreditar
Finger explica que é fundamental acreditarmos nos nossos sonhos e nos sonhos das pessoas que amamos. “Quando acreditamos verdadeiramente nos nossos sonhos e desejos, os transformamos em objetivos de vida. É preciso transformá-los em objetivos e metas a serem realizadas.”

Persistência
O palestrante utilizou um aparelho fisioterápico de barra paralela para conseguir atingir seu objetivo de ficar de pé pela primeira vez. “Ia e voltava centenas de vezes durante o dia para tentar ficar de pé sozinho. Na primeira vez que estive no aparelho, não foram minhas pernas que me seguraram, mas a força dos meus braços, do meu coração e força de vontade”, detalha.
Para Finger, a disciplina, o foco e a persistência são extremamente importantes para conseguir realizar sonhos. Foram necessários sete anos para que conseguisse ficar de pé sozinho pela primeira vez. Conseguiu manter-se em pé menos de um minuto, mas lembra com nitidez do apoio dos irmãos. “Lembro dos gritos de incentivo dos meus irmãos. Eles diziam: ‘Você vai conseguir!’, ‘Te segura!’, ‘Não cai!’. Não importa o tempo que fiquei de pé, mas sim tudo o quê aquele momento representava; eu estava realizando meu primeiro grande sonho”.

Cuidar das pessoas
“É verdade que as empresas sobrevivem através dos números. Mas são os sentimentos que fazem com que as pessoas realizem esses “números”. Temos que administrar as pessoas pelos sentimentos. Podemos fazer com que elas se doem mais e superem qualquer expectativa. As empresas devem cuidar das suas pessoas, pois são essas pessoas que poderão fazer da sua empresa, uma grande empresa, independente da função que ela exerce” finalizou.

As RA de 2018 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Cooperativa Sicoob Meridional, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, MSommer, Olicenter e Planus Arquitetura.

• Arenhart, Finger e Goulart Júnior empresário interagiu com o público - Crédito: Priscila Rodrigues
  • Através do seu exemplo, Finger transmite lições de superação e coragem - Crédito: Priscila Rodrigues
  • Cerca de 100 lideranças ouviram com atenção o exemplo de vida de Finger - Crédito: Priscila Rodrigues