Notícias

Primeira unidade do Tudo Fácil do interior do estado será instalada em Lajeado em cerca de 60 dias

27/07/2021
Acil em Dia

“Projetamos a expansão de atendimento presencial das unidades do Tudo Fácil e Lajeado será o primeiro município do interior do estado a receber o serviço.” A afirmação foi feita pelo secretário de Planejamento, Gestão e Governança do Rio Grande do Sul, Claudio Gastal, ao falar sobre a inauguração do Tudo Fácil no Shopping Lajeado. Ele participou de reunião almoço promovida nesta terça-feira (27) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

De acordo com Gastal, há 28 anos o estado foi pioneiro na implantação das unidades que centralizam os serviços oferecidos pelo governo. “Hoje, estamos com três pontos de atendimento presencial em funcionamento em Porto Alegre. Nosso projeto é ter, além da unidade de Lajeado, outras seis funcionando até 2022”, destacou.

Inauguração

Durante o evento, Gastal e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o diretor da Shopping Council, Rubens Simonsen; e o assessor especial para assuntos jurídicos e de desburocratização da Secretaria de Planejamento do governo do estado, Tomás Holmer, assinaram o contrato para instalação da unidade pioneira do interior.

“Em cerca de 60 dias, o governador Eduardo Leite deverá estar em Lajeado, inaugurando a primeira unidade do Tudo Fácil no interior”, adiantou o secretário. A escolha para a instalação no Shopping Lajeado visa oferecer conforto e segurança aos visitantes do local. “Além de ser um local limpo e seguro para quem frequentar o local, essa instalação também gera circulação de pessoas no shopping”, destacou.

Serviços digitais

O secretário ressaltou que, além de espaço para atendimento presencial, as unidades do Tudo Fácil também são um ponto de inclusão digital. “O governo quer simplificar a vida da população. O portal rs.gov.br deixou de ser apenas um espaço para divulgação de notícias do estado e passou a ser um portal de serviços do governo”, pontuou Gastal, ao abordar o processo de digitalização de todos os serviços do estado.

“Somos o estado brasileiro que mais oferece serviços digitais. Hoje, 61% dos 484 serviços oferecidos pelo governo estão na palma da mão da população”, frisou Gastal. Adianta que a meta é atingir a digitalização de 100% dos serviços.

Funcionalidades

Nas unidades Tudo Fácil, são centralizados serviços de confecção de RG e CPF; serviços relacionados a pensões; intermediação de vagas de emprego / encaminhamento do seguro desemprego e sala de provas do Detran, entre outros.

O secretário lembra que todos os serviços digitais implantados pelo governo visam facilitar a vida das pessoas e, para isso, pensar nos processos é importante para a simplificação. “O cidadão não quer saber se o serviço é municipal, estadual ou federal. Ele quer o serviço. E, diante disso, não podemos apenas digitalizá-los, precisamos desburocratizá-los” frisou.

Transparência e Gestão

Durante a reunião-almoço, Gastal discorreu sobre as ações realizadas pelo governo para tornar o estado mais competitivo. Segundo ele, uma das principais dificuldades dos estados brasileiros é a governança, a capacidade de avaliar o ponto de partida e focar em um ponto de chegada. “Os estados precisam ter um rumo mais definido, um direcionamento e propósito bem esclarecidos. Com isso, eles devem monitorar o caminho para chegar a esse rumo”, frisou.

De acordo com o secretário, a governança está por trás de toda a gestão do governo. Ressaltou a importância da responsabilidade fiscal para tornar o estado cada vez mais competitivo. “Precisamos ser sustentáveis. Com essa sustentabilidade, conseguimos ter caixa para realizar investimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

Ainda segundo Gastal, é fundamental que todos os processos do estado sejam transparentes. “Um estado mais acessível e transparente passa mais credibilidade a fornecedores e cidadãos. Com isso, facilitamos o acesso da população a todas as informações e serviços oferecidos pelo governo.”

Após sua apresentação, o secretário respondeu às perguntas dos participantes acompanhado pelos presidentes da Acil, Cristian Rota Bergesch, e da CIC-VT, Ivandro Carlos Rosa.

Realização

As RA de 2021 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BiMachine, Black Contabilidade, BRDE, CBM Materiais Elétricos, Construtora Jachetti, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Olicenter, Poolseg Corretora de Seguros, Sicredi Integração RS/MG e Tecnosom.

Assine a newsletter