Notícias

100 mudas de árvores serão plantadas pela Acil no lançamento do projeto Viva Lajeado + Verde

27/09/2021
Desenvolvimento

Em comemoração ao seu Centenário, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) plantará, na manhã de 8 de outubro, 100 mudas de árvores na zona urbana de Lajeado. Com o ato, a entidade concretiza a primeira edição da campanha “Viva Lajeado + Verde”, projeto piloto que tem a meta de tornar-se uma campanha permanente e mais um desdobramento da ação voluntária “Viva o Taquari Antas-Vivo”.

O plantio, feito pela Acil, terá a coordenação da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado e o apoio do programa Lajeado + Verde. As mudas serão plantadas em dois pontos urbanos do município: na avenida Benjamin Constant, junto à calçada do Presidio Estadual de Lajeado – serão 15 mudas de ipê amarelo. Já o bairro Moinhos vai receber 85 mudas, de espécies frutíferas e nativas. O local é uma área verde junto ao arroio do Engenho, no entorno das ruas Santos Dumont, José Schmatz e São Pedro.

Iniciativa

A ideia de criar campanha valorizando o plantio de árvores na zona urbana de Lajeado foi idealizada pela estudante Vivian Eggers Bagatini, filha da ex-presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini. Sua proposição veio ao encontro da ideia acalentada há anos pela entidade de ter uma iniciativa de reflorestamento desdobrada da ação Viva o Taquari Antas – Vivo, explica o presidente Cristian Rota Bergesch.

“A iniciativa da Vivian em nos procurar foi o elemento catalisador para buscarmos a concretização do projeto. A meta é estimular o engajamento da comunidade nas ações de arborização urbana, fortalecendo a cultura e o sentimento de preservação e melhoria do ambiente”, reforça Bergesch.

A ação está sendo planejada e organizada pela comissão formada pelos funcionários da Acil e a estudante Vivian, seguindo as orientações e supervisão técnica da engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) Lajeado, Sabrina Wolf.

Participação da comunidade

A ação em Lajeado caracteriza-se como projeto piloto. A ideia é de que os municípios que participam do “Viva o Taquari Antas-Vivo” engajem-se e realizem a mesma ação de forma simultânea, no futuro, a exemplo do que ocorre com as mobilizações para a limpeza do rio em diferentes locais no mesmo dia.

A importância do engajamento da comunidade é fundamental para o sucesso das iniciativas, a exemplo do Viva o Taquari Antas –Vivo, enfatiza o presidente da Acil. “Quanto mais pessoas engajarem-se nas ações, seja com sugestões, cuidados com as mudas ou no plantio, vamos atingir as metas de arborização urbana. O movimento é voluntário e todos que abraçam a causa podem participar do plantio”, adianta.

Os interessados em participar da ação podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Assine a newsletter
whatsapp