Notícias

Acil é homenageada em sessão solene da Câmara de Vereadores de Lajeado

10/11/2021
Institucional

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) foi homenageada pela passagem do seu Centenário em sessão solene da Câmara de Vereadores de Lajeado nesta terça-feira (09). Lideranças políticas, comunitárias e representantes de entidades coirmãs acompanharam a entrega de placa comemorativa feita pelos vereadores da 16ª legislatura à vice-presidente de Administração da entidade, Graciela Ethel Black.

O ato solene foi realizado após a primeira sessão ordinária com a liberação de acesso ao público e pôde também ser acompanhado de forma virtual através da página do Facebook da Câmara de Lajeado.

Associativismo

A vice-presidente de Administração da entidade destacou a importância de receber a homenagem, pois ela reconhece o princípio do associativismo, que é tão presente e importante na expressão cultural da região. “Nós nos unimos, nos reunimos, nos associamos para então cooperar, para termos as condições e a força ideal para trabalharmos juntos em prol das mais elevadas e nobres causas da nossa comunidade”, destacou.

Segundo Graciela, pelo menos duas grandes lideranças empresariais que ocuparam a presidência da Acil vieram também a desenvolver suas atividades comunitárias e políticas na Câmara, os empresários Ito José Lanius e Alex Schmitt. A líder empresarial destacou que a Acil e Câmara “são duas instituições que se caracterizam, em suas missões, por representar e defender os direitos, os anseios e os valores das comunidades, empresarial e social através dos seus líderes”.

União

O ex-presidente da Acil na gestão 2014-2016 e atual vereador, Alex Schmitt, proponente da homenagem, falou sobre as origens da entidade. “Em 100 anos, ela segue firme no seu propósito inicial, que é o de unir forças para o desenvolvimento de Lajeado, tanto nas grandes questões como a duplicação da BR-386 na década de 80, como também em questões mais singelas, como aprendizado e networking promovidos em todos os seus eventos. ”

Schmitt falou sobre a realização da Expovale e Construmóbil. “A entidade, como realizadora destes dois grandes eventos, é a responsável por promover o nome de nossas empresas e de Lajeado para todo o Rio Grande do Sul”, finalizou.

Em sua fala, o diretor do Ministério Público (MP) em Lajeado, promotor Neidemar Fachinetto, ressaltou a importância da parceria de entidades como a Acil com o MP em ações que beneficiam o município. “Estou morando em Lajeado há 30 anos e percebo que o crescimento do município é fruto da luta de homens e mulheres que não medem esforços para enfrentar obstáculos. Lajeado é uma cidade acolhedora e é motivo de orgulho dizer que sou Lajeadense. Esse desenvolvimento alcançamos com a contribuição das entidades.”

Inovação

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, falou sobre a contribuição da entidade nas atividades de Lajeado. “A Acil auxilia e contribui em todas atividades do município. Ela serve como exemplo para outras entidades do Vale do Taquari. Temos pela frente desafios traçados que são os de buscar, em conjunto com prefeitura, universidade, Câmara de Vereadores e Acil, novas oportunidades de negócios levando em conta inovação e tecnologia que se faz cada vez mais presente no nosso dia a dia”, falou

Caumo exemplificou que foi a união de esforços, com a participação da Acil, que possibilitou a criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Lajeado (Agil) que identificará novas oportunidades para o desenvolvimento do município. “Fica o meu agradecimento público à Acil e as outras entidades e o desejo de que possamos seguir juntos fortalecendo as relações, as parcerias e o desenvolvimento de Lajeado e Vale do Taquari“, finalizou.

Assine a newsletter