Notícias

Acil oficializa entrega do Livro do Centenário para Arquivo Histórico Municipal de Lajeado

27/01/2022
Institucional

A biblioteca municipal de Lajeado e o Acervo Histórico Municipal (AHM) receberam, nesta quarta-feira (26), exemplares do Livro do Centenário da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A obra, escrita pelo historiador Charles Tonet, conta a história da entidade e sua ligação com o desenvolvimento regional.

Em encontro realizado na biblioteca pública, a entrega foi realizada pelo diretor Assessor Jurídico da Acil, João Pedro Arruda, e pela gestora de Relacionamento da entidade, Idalaura Fracaro, ao secretário municipal de Cultura, Carlos Reckziegel, bibliotecária Maria de Lourdes Rhod e auxiliar bibliotecária Márcia Lima. O objetivo é que a comunidade do Vale do Taquari utilize o livro como instrumento de pesquisa sobre a história e o desenvolvimento local.

Arruda e Idalaura comentaram que a construção do livro foi realizada com base em pesquisas realizadas, também no acervo histórico. “Muitas pessoas contribuíram para a edição desta obra. Hoje, ela passa a fazer parte da história de Lajeado e fica como legado cultural da atual gestão da Acil”, frisou Arruda.

Pesquisa

A campanha para arrecadação de materiais que contribuíram na construção do livro contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Lajeado. Ao receber o exemplar, Reckziegel falou sobre a importância da obra, que servirá como fonte de consulta para a utilização de estudantes, pesquisadores e interessados na história de Lajeado. “Vamos deixar a livro em exposição em nosso balcão de novidades. Assim, todos aqueles que acompanham a biblioteca podem ter acesso a ele”, falou.

Segundo Maria de Lourdes, a biblioteca de Lajeado é fonte de pesquisa da história e de fatos que aconteceram no município. “Alguns dados retratados no livro da Acil foram pesquisados em nosso acervo. Agora, ao recebermos esse exemplar, ele é agregado ao nosso patrimônio cultural e passa também a servir como fonte para todos os interessados”, destacou.

A Acil segue realizando a entrega de exemplares do livro alusivo ao seu Centenário. Associados da entidade têm direito a um exemplar que deve ser retirado na sede, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Assine a newsletter