Notícias

Acil planeja ação de plantio de árvores como desdobramento do Viva o Taquari-Antas Vivo

15/09/2021
Desenvolvimento

A primeira edição da campanha “Viva Lajeado + Verde”, um desdobramento da ação voluntária “Viva o Taquari-Antas Vivo”, será realizada em outubro pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, com apoio do programa Lajeado Mais Verde. O movimento, voluntário, tem por objetivo transformar as ruas do município em lugares mais verdes, saudáveis e acolhedores.

O projeto foi idealizado por Vivian Eggers Bagatini, filha da ex-presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini. A intensão é envolver a comunidade nas ações e na busca por sugestões de áreas próprias para o plantio, fortalecendo a cultura e o sentimento de preservação e melhoria do ambiente natural.

Conforme a engenheira florestal da Sema, Sabrina Wolf, a prefeitura de Lajeado realiza ações de manutenção e reposição de árvores no município, sendo a participação da população fundamental para a preservação das espécies. “Quanto mais pessoas engajarem-se nas ações, seja com sugestões de locais para plantio ou nos cuidados com as mudas, vamos conseguir arborizar ainda mais a cidade,” reforça.

Plantio

A primeira edição será realizada somente no município de Lajeado. No entanto, a ideia é que os municípios que participam do Taquari-Antas Vivo engajem-se e realizem esta ação de forma simultânea, no futuro, a exemplo do que ocorre com as mobilizações para limpeza do rio em diferentes locais no mesmo dia. Em Lajeado, as mudas plantadas serão disponibilizadas pela Sema. O dia, horário e local do plantio será definido nos próximos dias

Além da ação Viva Lajeado + Verde, o Viva o Taquari-Antas Vivo tem como ações desdobradas o Seminário Ambiental – para alunos de Ensino Fundamental e Médio, a Jornada Técnica Ambiental – para empresários e profissionais da área – e as exposições Mostra Espelhos e Lajeado de Frente para o Rio.

Os interessados em participar da ação podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. As sugestões de locais para plantio podem ser encaminhadas para a Sema através do telefone (51) 3982-1100.

Assine a newsletter