Notícias

Acil promove encontro para aproximar empresas da Agil

14/07/2021
Desenvolvimento

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) reuniu na manhã desta quarta-feira (14) o diretor executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Fortes Zanin, e os representantes das empresas que já formalizaram o apoio para o início dos trabalhos da Agil. O objetivo foi integrar as empresas apoiadoras às ações desenvolvidas pela agência e fomentar o processo de cocriação das atividades de inovação.

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, agradeceu a presença dos participantes e adiantou que o momento fica para a história da região. “As empresas que estão aqui, e outras que vão se agregar a este grupo, têm, como denominador comum, a caminhada na busca da inovação em seus DNA’s corporativos. Com esta aproximação, buscamos estimular a concretude na atuação da agência.”

De acordo com o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Acil, Douglas Scheibler, a Agil vem para alavancar ainda mais o processo de inovação e tecnologia não só de Lajeado, mas de toda a região. “Os empresários estão sempre em busca de inovação e, contando com o trabalho de uma agência local voltada a isso, eles sentem-se mais seguros ao realizar novos investimentos”, pontuou. Reforça, assim, ser estratégico que os empresários da região conheçam e valorizem o trabalho da Agil e vinculem seus processos inovadores a ela.

Agência

Durante o encontro, Zanin explicou que a criação da agência é iniciativa da atuação do Pro_Move Lajeado. Segundo o executivo, “A Agil surge como elemento facilitador e estimulador do ecossistema de inovação do município. Ela será a responsável pela interação entre todos os atores que compõem a quádrupla hélice – formada pelas empresas (Acil), poder público (prefeitura), academia (Univates) e comunidade”, destacou.

Zanin coloca-se à disposição dos empresários a fim de fortalecer o trabalho a ser desenvolvido pela Agil junto a cada empresa. “O objetivo da agência é encontrar soluções para os desafios de todos. Para isso, vamos precisar das informações por parte de quem participa do movimento para podermos cocriar as soluções,” explica.

A agência conta com o apoio da Acil, prefeitura municipal de Lajeado e Universidade do Vale do Taquari (Univates). Junto com a Acil, participam como apoiadoras as empresas Bebidas Fruki, Docile Alimentos, Imec Supermercados, Sicredi Integração RS/MG e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, estando outras sendo consultadas para integrar esse grupo.

Estimular o processo

Ao final do encontro, Bergesch colocou a Acil à disposição da Agil para fortalecer o relacionamento entre a agência e as empresas. “O Zanin será o contato direto das empresas com a Agil. Será o responsável por toda a promoção do movimento para tornar nossa região mais inovadora. E nós continuamos prontos e atuantes para facilitar e estimular todo o processo! É hora de arregaçar as mangas e partir do campo das ideias para a prática”, acentua.

Além de Zanin, Bergesch e Scheibler, participaram do encontro o sócio-diretor da Docile Alimentos, Ricardo Heineck; o presidente do Sicredi Integração RS/MG, Adílson Metz; a superintendente executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel; e, pela Acil, a vice-presidente de Administração, Graciela Ethel Black; o vice-presidente de Relações Institucionais, Oreno Ardêmio Heineck; o gerente executivo, Antonio Juarez da Silva, e a gestora de Relacionamento, Idalaura Fracaro.

Assine a newsletter