Notícias

Diretor executivo da Agil participa de reunião com a Diretoria da Acil

25/05/2021
Desenvolvimento

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) recebeu, em encontro virtual, nesta terça-feira (25), o diretor executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Zanin. O encontro serviu para aproximar as duas instituições e o executivo explicar seu modelo de trabalho às lideranças empresariais.

De acordo com Zanin, a sua principal atuação frente à Agil será a de facilitador. “Fico à disposição de todos as agentes que compõem a quádrupla hélice – universidade, empresas, poder público e sociedade – trabalhando e auxiliando todas as pastas para termos mais celeridade nos processos de desenvolvimento e tornar a região diferenciada no tema da inovação”, comentou.

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, expressou boas-vindas ao diretor e destacou a importância da Agil estar próxima dos empresários. “Neste processo de aproximação, a Acil pretende ser o elo da agência com as lideranças empreendedoras, pois a inovação precisa acontecer nas empresas”, destacou.

Estruturação

Bergesch questionou Zanin sobre a estruturação da agência. Segundo o diretor, a construção será em conjunto com as empresas. “Um dos ambientes da Agil será no Centro, no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). O ambiente visa aproximar a agência de toda a comunidade. Os grandes movimentos não podem ser individualizados”, justificou.

Zanin, que já empreendeu em Lajeado, destacou a importância do associativismo em todas as mobilizações. “Para consolidar o processo de inovação, é importante trabalharmos juntos e termos um articulador. Essa articulação será o papel da agência”, frisou.

Trabalho

O vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Acil, Douglas Fernando Scheilber, questionou como será o plano concreto de trabalho da Agil no município. Zanin respondeu que a meta é entender melhor as relações entre os agentes do mercado. “Estou estudando outros ecossistemas para ver a aplicabilidade local e estabelecer as conexões e agendas com as empresas”, respondeu.

Scheibler enfatizou a importância de instigar as empresas a buscarem a inovação. “O empresário está focado no seu dia a dia. Por isso, a Agil deve estar junto às empresas, colocando-as próximas das oportunidades, o que é básico, mas não tão simples assim. A área empresarial precisa de foco e atenção”, frisou.

Agência

A Agil será um elemento de facilitação no município. Vai ser responsável pela conexão das relações entre todos os atores, para que melhor contribuam para o fortalecimento do ecossistema de inovação. Além disso, vai implantar atividades operacionais e buscar recursos que viabilizem as melhorias no ambiente empreendedor e do ecossistema de inovação no município.

Ao final do encontro, ficou definido que o executivo terá uma agenda de reuniões mensal com a diretoria de Inovação e Tecnologia da Acil visando facilitar a aproximação com as empresas e os trabalhos iniciais da Agil.

Zanin agradeceu a oportunidade e a caracterizou como produtiva para o desenvolvimento dos trabalhos. “Esse encontro foi importante para podermos articular a agenda com os empresários da região. Assim, posso conhecer a demanda deles e apresentar o trabalho da agência”, ressaltou.

Assine a newsletter