Notícias

Edição conjunta das feiras Expovale e Construmóbil é transferida para 2022

26/05/2021
Eventos

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Prefeitura de Lajeado anunciam a transferência da edição conjunta das feiras Expovale e Construmóbil para 2022. O grande evento que marca o centenário da entidade empresarial tem como nova data o período de 10 a 20 de novembro de 2022, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A não realização da programação em 2021, no período de 23 a 26 de setembro e 29 de setembro a 03 de outubro, se deve aos indicadores da pandemia e ao cenário incerto sobre o avanço da vacinação, os quais impedem a realização de um evento seguro para expositores e visitantes.

O adiamento foi convencionado após várias reuniões e análises feitas nas últimas semanas pelas lideranças da Acil e do Poder Público Municipal, que lamentam a decisão diante das expectativas geradas e do potencial de tão importante programação de negócios e entretenimento. Contudo, o que prevalece é a responsabilidade pela saúde da população e o compromisso com os resultados dos eventos às empresas participantes, que no atual contexto estão comprometidos. Entre os fatores levados em conta estão o cenário internacional de grandes eventos cancelados e as restrições que inviabilizam atividades com o perfil da Expovale/Construmóbil, com duração estendida e circulação próxima a cem mil pessoas.

As empresas que já tinham estande reservado têm sua participação automaticamente garantida para 2022, representando 70% dos espaços disponíveis. Essas organizações já estão sendo igualmente comunicadas sobre a transferência, bem como mantido um relacionamento para compartilhamento de informações sobre os preparativos para a edição no próximo ano. O mês de maio estava estipulado junto aos expositores como uma data limite para definição, considerando o planejamento dos estandes e o tempo hábil para organização.

Depoimentos das lideranças

“A pouco mais de três meses do início do evento, a incerteza dos cenários leva-nos a tomar esta decisão. A nossa responsabilidade com a saúde pública, começando pela dos nossos expositores e chegando à comunidade, não nos deixa margem para correr qualquer tipo de risco. Precisamos de ambiente seguro para todos que participarão, de uma forma ou outra, da grandeza do evento que marca o centenário da Acil. Assim, adotando a cautela e a prevenção como princípios fundamentais, temos a transferência para 2022 como a melhor e mais ponderada decisão a tomar.

Seguramos a tomada dessa decisão até o último minuto possível. Este é o momento certo da comunicação para que todos atores envolvidos na produção de tamanho evento possam refazer e atualizar seus planejamentos. Temos a Feira do Centenário 100% organizada e contratada. O único porém é a situação sanitária.

A iniciativa é conjunta com a prefeitura, igualmente atenta e cuidadosa como copromotora da feira. A maturidade dessa decisão foi construída em reuniões com a administração municipal, em que os interesses dos expositores, apoiadores e do público, além de toda a cadeia produtiva do setor de eventos, foram criteriosamente analisados. E todas as conclusões apontam para a necessidade do adiamento.”

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), Cristian Rota Bergesch.

“A decisão pela transferência da edição conjunta de Expovale e Construmóbil, ainda mais tratando-se do ano do centenário da ACIL, foi muito difícil de ser tomada. Mas como foi uma definição construída de maneira conjunta entre Prefeitura e ACIL, temos a certeza de que está se buscando reduzir eventuais riscos decorrentes do momento delicado que vivemos em razão da pandemia. Da mesma forma, temos a certeza de que um evento conjunto como este merece e necessita de um grande público que possa prestigiá-lo presencialmente, valorizando tudo de bom que nossa cidade e o Vale do Taquari expõem no Parque do Imigrante. É uma decisão que nos entristece, claro, mas vamos superar este momento e acreditamos que logo será possível retomar nossas atividades com toda a energia e alegria que queremos”.

Prefeito de Lajeado – Marcelo Caumo.

“Foi uma decisão ponderada para garantir a grandiosidade do evento. A Construmóbil sempre foi um sucesso pelo grande investimento de seus expositores na sua apresentação. Esta definição de transferir a edição conjunta das feiras foi tomada pensando principalmente na garantia do retorno para o participante, o que não poderia ser assegurado neste ano. Além disso, a iniciativa de prudência e equilíbrio da Acil e do Município também busca priorizar a atividade econômica principal dos nossos associados.”

Presidente da Comissão Organizadora da Construmóbil – Joni Zagonel.

“Lamentamos profundamente ter que adiar, mais uma vez, a nossa feira, que estava num ritmo acelerado e avançado de organização e comercialização, mas temos a consciência de que a decisão tomada, apesar de difícil, foi a mais adequada. O avanço da pandemia e o ritmo da vacinação não nos dão a tranquilidade de realizar o evento com a segurança sanitária esperada pelos expositores e visitantes. Continuaremos trabalhando forte para que em 2022 façamos um evento grandioso!”

Presidente da Comissão Organizadora da Expovale – Miguel Arenhart.

Assine a newsletter