Gestão colaborativa – Administração inovadora baseada nas pessoas é apresentada na Acil

23/03/2016

O conselheiro de administração e facilitador da empresa Mercur, Jorge Hoelzel Neto, palestrou para cerca de 100 pessoas em reunião-almoço da Acil. Durante o evento, o Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari e a Acil homenagearam as organizações participantes do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG), do PGQP, que participaram do ciclo 2015.

“O propósito da Mercur é ajudar a construir um mundo de um jeito bom pra todo o mundo, pensando no bem-estar coletivo e a partir daquilo que se sabe fazer” afirma o conselheiro de administração e facilitador da empresa Mercur, Jorge Hoelzel Neto. Ele palestrou sobre o tema “Questione sua empresa, mude vidas” na primeira reunião-almoço (RA) deste ano da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento, em parceria com o Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari, (CRQ-VT) foi realizado nesta quarta-feira (23.03) no salão da entidade.

Hoelzel Neto iniciou contando um pouco sobre a história da Mercur, fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul, pelos irmãos Carlos Gustavo Hoelzel e Jorge Emílio Hoelzel. “Juntos, eles criaram fórmulas, fizeram experiências e começaram a descobrir os segredos da borracha” explica. Assim que os irmãos dominaram os primeiros processos, montaram as máquinas para aplicá-los e criaram uma empresa para consertar pneus e produzir artefatos de borracha. Atualmente, como indústria, a Mercur atua em diferentes segmentos de mercado: educação, saúde e revestimentos de borracha.

Visão do coletivo

O palestrante discorreu sobre a importância de questionar a gestão das empresas com a intenção de melhorar a relação do trabalho, criando valor para aquilo que se faz. Contou as mudanças que a Mercur teve em seus modelos de gestão ao longo dos anos para criar relações mais próximas com seus colaboradores. “Derrubamos a hierarquia, saímos de um modelo segmentado e tradicional, onde tínhamos o objetivo de maximizar a rentabilidade do capital investido a partir do crescimento, da competição, da visão global, opressora, individual e do pensamento no ‘eu’. E passamos a outro em que o objetivo é servir as causas das pessoas, por meio do ‘menos e melhor’, da evolução por meio da qualificação, da colaboração, do ‘fazer com’ e da visão do coletivo”.

Segundo Hoelzel Neto, a ideia é que, à medida em que os próprios colaboradores vão construindo a sua caminhada dentro da empresa e entendendo esse diferencial, levarão para casa e consequentemente começam a viver isso dentro da comunidade também. Sobre os resultados, o palestrante afirma “Não temos como medir a satisfação das pessoas. O único jeito de saber é olhando nos olhos dos colaboradores, se o olho estiver brilhando, pode ter certeza que está dando certo.”

SAG

Durante o evento, ocorreu momento de reconhecimento às organizações participantes do Sistema de Avaliação da Gestão – SAG – ciclo de 2015. O SAG é um instrumento de diagnóstico que verifica o estágio de desenvolvimento gerencial das organizações, identificando lacunas e possibilitando a elaboração do Plano de Ação do Sistema Gerencial (PASG).

Na busca pela excelência em gestão, com o foco na sustentabilidade, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP – tem papel fundamental na qualificação dos processos e na melhoria dos produtos e serviços das organizações gaúchas. É com a missão de disseminar ações voltadas à excelência em gestão e competitividade nas organizações do Vale do Taquari que o CRQ-VT é parceiro do PGQP.

O CRQ-VT homenageou as organizações: Associação Comercial e Industrial de Lajeado; Ereno Dörr Transportes Ltda; Evoluir Ltda; Laboratório de Patologia Rocha e Gonzatti Ltda; Loja Patys Comércio de Vestuário Ltda; Online Contabilidade Ltda; Poolseg Corretora de Seguros Ltda; Senac Lajeado; Sesc Lajeado; Sociedade Sulina Divina Providência; Viação Sartori Ltda; e Ximango Indústria de Erva Mate Ltda.

As organizações mantenedoras do CRQ-VT são a Prefeitura Municipal de Lajeado, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e Bebidas Fruki.

Realização

As reuniões-almoço de 2016 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Excellence Garçons, Floricultura Flores e Flores, MSommer Produções, Olicenter Informática, Richter Gruppe, Sorvebom e Têxtil Home.