Notícias

Grupo começa mobilização para agendar realização da ação Taquari-Antas Vivo 2021

12/08/2021
Institucional

O maior movimento voluntário de limpeza do rio Taquari, o Viva o Taquari-Antas Vivo, deve ser realizado nos municípios de adesão até o final deste ano. A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, reúne-se de forma virtual na manhã da próxima quarta-feira (17) com representantes dos municípios de adesão para falar sobre a realização do evento neste ano.

A ação ocorre simultaneamente em oito municípios da região. Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires já participaram de outras edições de recolhimento de resíduos. Para este ano, somam-se ao grupo, os municípios de Encantado e Roca Sales.

Segundo a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, a reunião programada para a próxima semana vai servir para alinhar todos os detalhes da programação. “Vamos, junto com a comissão organizadora formada por representantes de todos os municípios participantes, definir as atividades, datas, horários e formatos da realização da edição deste ano”, explica.

A ação

O Viva o Taquari-Antas Vivo foi criado, originalmente, pela Acil em 2007 para construir uma nova relação da sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. Logo a seguir, a mobilização tornou-se de cunho regional, com forte apoio comunitário.

Na última edição, realizada em 2019, a iniciativa teve a participação de mais de 700 voluntários que recolheram cerca de 3.600 kg de lixo das margens e leito do rio. A adesão é aberta a entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização. Os interessados em participar da reunião na próxima semana devem entrar em contato com Gilmara, pelo fone (51) 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Assine a newsletter