Notícias

Implantado o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari

17/06/2021
Desenvolvimento

Doze empresas dos ramos de alimentos e bebidas do Vale do Taquari participaram de reunião virtual realizada nesta quinta-feira (17) de implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor. A iniciativa é de grupo de empresários liderados pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), com apoio do Sebrae VTRP. O grupo visa potencializar as empresas do setor, aumentar a produção e, dessa forma, fomentar a economia regional, gerando emprego e renda.

A organização do APL, além dos benefícios fiscais, trará desenvolvimento de maneira geral, como treinamento de pessoal, participação em feiras e estruturação de novas tecnologias. O presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa frisou que isso é uma forma de impulsionar o mercado regional. “Nós temos ciência do quanto somos organizados na área de alimentos, mas compreendemos que podemos avançar.”

A empresária Bianca Trevisol, da empresa Vovó Faz Bolo e coordenadora do Grupo de Alimentos do Pro_Move Lajeado, é uma das participantes e cuja atividade se enquadra no arranjo. Ela salienta que é preciso desmitificar a ideia de que o projeto é destinado somente para grandes indústrias. “É importante agregar também pequenas empresas e despertar esse interesse pelo APL”, ressalta.

Já para a CEO da Bebidas Fruki, Aline Eggers Bagatini, a união serve para agrupar e organizar a cadeia. “Eu vejo especialmente o quanto as grandes empresas vão poder contribuir com as demais, particularmente neste momento de pandemia.”

APL

O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. O ato de constituição do Arranjo busca o reconhecimento, por parte do Estado, da importância do setor para a economia regional.

A ideia é reunir as demandas dos empresários para a elaboração de estudo e do plano estratégico para potencializar o desenvolvimento do setor. O passo seguinte é buscar o reconhecimento e a implementação de ações que estimulem o ambiente de negócios e promovam a competitividade de todos os participantes. Uma das possíveis ações é organizar cursos de qualificação para fomentar a cadeia produtiva na região.

Assessoria de Imprensa CIC-VT

Assine a newsletter