Notícias

Maior movimento voluntário de limpeza do rio Taquari realiza live neste sábado

14/04/2021
Institucional

O maior movimento voluntário de limpeza do rio Taquari, o “Viva o Taquari – Antas Vivo”, transmite live na manhã deste sábado (17). A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, e a Univates promovem a transmissão alusiva à ação. A mobilização, agendada inicialmente para abril, foi, por decisão conjunta da comissão organizadora, transferida para o segundo semestre.

O objetivo da live é destacar a importância da água para a vida. A programação virtual também visa ampliar a compreensão e conscientização sobre a relevância do rio Taquari e sua bacia hidrográfica.

Participam da live o coordenador da ação Viva o Taquari – Antas Vivo, Gilberto Soares; a jornalista e produtora Monique Mendes; o produtor de vídeo Gerson Gerhardt; o diretor e produtor do documentário “Rios do Sul”, Alexandre Darlam dos Santos; a escritora Ana Cecília Togni e o gerente da Acil, Antonio Juarez da Silva.

Rios do Sul

Durante a transmissão, o público conhecerá detalhes sobre o documentário “Rios do Sul”.  A produção aborda aspectos históricos, sociais, econômicos e ecológicos da bacia hidrográfica dos rios Taquari e Antas, uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. O documentário foi lançado há cerca de duas semanas e já acumula mais de 1.500 visualizações na internet.

Ação presencial

No mês de março, a comissão organizadora, formada por lideranças de entidades dos sete municípios participantes, decidiu transferir para o segundo semestre a realização da 14ª edição, inicialmente agendada para 10 de abril. O cenário que permeia a realização dos eventos no Estado foi levado em consideração para a transferência.

A nova data deve ser divulgada nos próximos dias, após reunião de planejamento com representantes dos municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Encantado e Venâncio Aires, que realizam a ação simultaneamente.

Assine a newsletter