Na Acil, Lasier Martins defende a troca de lideranças para mudar o cenário político

21/12/2021
Desenvolvimento

“A política vai mal no Brasil por causa de suas lideranças. Para termos uma melhora no país, só mesmo mudando as peças.” A afirmação foi feita pelo senador Lasier Martins ao falar sobre a atual crise na política brasileira. Ele foi palestrante em café da manhã promovido nesta terça-feira (21) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Hospital Bruno Born (HBB).

Segundo Martins, é necessário ter mudanças no sistema de indicações de Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, será possível melhorar a dinâmica de trabalho. “Este é o pior STF da história, porque não se leva em conta para o preenchimento de seus cargos o critério do notório saber jurídico e, sim, interesses políticos. Por isso, há a necessidade de mudar o sistema de indicações,” ressaltou.

O senador informou que, dos atuais 11 ministros, sete foram indicados pelos governos anteriores e, por isso, as decisões são pautadas por questões partidárias. “Visando melhorar o trabalho, criei a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35, que proíbe a escolha dos magistrados de acordo com a conveniência dos presidentes da República,” declarou.

Além da forma de substituição dos ministros do STF, o senador entende que somente a mudança significativa de todas as lideranças políticas do país poderá resultar num novo cenário de convergência de opiniões e ações em prol do desenvolvimento nacional.

Futuro e ligação com o Vale

Durante sua fala, Martins, que já foi palestrante em reunião-almoço da Acil e participou de outros eventos promovidos pela entidade, falou sobre sua ligação com Lajeado e Vale do Taquari. “Orgulho-me em dizer que sou um senador de Lajeado. Foi aqui no município que fiz 44% dos votos, sendo o senador mais votado,” lembrou.

O senador declarou apoio à candidatura do ex-juiz federal Sérgio Moro. “Precisamos de um nome para chegar ao segundo turno das eleições de 2022. Moro deve chegar dos Estados Unidos, onde foi buscar sua família, nesta quarta-feira e aí sim começar a sua campanha. Nosso objetivo é chegar, em março de 2022, empatados na porcentagem de votos com o segundo colocado,” disse.

Pauta contínua

Em sua saudação, o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, falou sobre a promoção de mais um evento voltado ao debate político na entidade. “Lembro que Acil sempre esteve aberta ao debate político e aos políticos que defendam pautas proativas, empreendedoras e de acordo com os valores da entidade. Antecipando a abertura do período de campanhas eleitorais, já realizamos na última semana um painel político sobre as eleições e, no início do mês, na mesma reunião-almoço, tivemos as presenças do governador Eduardo Leite, vice-governador, presidente da Assembleia Legislativa, deputados, secretários estaduais e assessores,” pontuou.

Na abertura do evento, o coordenador regional do Podemos, Leonardo Stephan, falou sobre o desenvolvimento do Vale do Taquari. “Nosso Vale é rico, é próspero e de suma importância para o desenvolvimento do Estado. Aqui temos saúde, educação e trabalho, temos condições de oferecer lugar para buscarmos juntos o desenvolvimento,” destacou.

O presidente do HBB, João Batista Gravina, falou sobre a realização conjunta do evento com a Acil. “Para nós é motivo de orgulho realizar este café da manhã, pois Lasier Martins é um senador que muito bem representa os gaúchos. Por isso, agradecemos a presença dele por nos representar e sempre apoiar as causas do Vale do Taquari,” finalizou.