Notícias

Voluntários realizam com sucesso 1ª edição do Viva Lajeado + Verde

08/10/2021
Desenvolvimento

100 mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas por voluntários na manhã desta sexta-feira (8) nos bairros Florestal e Moinhos. O movimento marcou a primeira edição do programa Viva Lajeado + Verde, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado.

O plantio de 15 mudas de ipê amarelo foi realizado na calçada do Presídio Estadual de Lajeado, no bairro Florestal. Já o bairro Moinhos recebeu 85 espécies de araçá-vermelho, acerola, bergamota, azaleia, laranjeira, lima, uvaia, jaboticaba, cerejeira, guabiroba, ingá-feijão, extremosa e guabiju. O local é área verde junto ao arroio Encantado, no entorno das ruas Santos Dumont, José Schmatz e São Pedro.

“Temos a necessidade de humanizar o Centro da cidade. Nos bairros já temos muitas árvores e natureza, mas o Centro carece de áreas verdes com flores e frutas, que humanizem e deixem ainda mais bonita a nossa Lajeado”, explica o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, que participou ativamente do plantio.

Segundo a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, “as espécies plantadas nesta primeira edição serão acompanhadas pela UPV e por uma equipe do programa municipal ‘Lajeado + Verde’. O objetivo deste acompanhamento é garantir o total desempenho das mudas,” completa. As árvores que não se desenvolverem serão substituídas.

Gilmara comenta ainda que a participação dos moradores no cuidado com as mudas é fundamental para o sucesso do programa. “O plantio ocorreu para arborizar um espaço que é utilizado por toda a comunidade. É importante a união dos moradores no cuidado com o terreno e com as árvores para que no futuro este seja mais um ponto de lazer no bairro e um habitat para os pássaros,” frisa.

Plantio

A execução das atividades nos dois pontos foi coordenada pela engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Sabrina Wolf. Ela comenta que a escolha das espécies levou em consideração os locais em que elas foram plantadas visando oferecer mais qualidade de vida e opções de lazer para as pessoas.

“Optamos pelo plantio de Ipê amarelo no bairro Florestal por ser a árvore símbolo de Lajeado e por ser uma espécie de pequeno porte e que não vai interferir na rede elétrica. Já em Moinhos, optamos por árvores frutíferas, nativas e que ofereçam sombra para os moradores terem mais opção de lazer”, explica.

Próximas edições

Segundo, Gilmara, o Viva Lajeado + Verde torna-se mais um desdobramento do Viva o Taquari – Antas Vivo e a realização das próximas edições será organizada junto com os demais parceiros. “Vamos agendar uma data do mês de abril de 2022 para realizar a segunda edição. Não podemos programar para antes disso por ser um período quente e as mudas vão sofrer muito,” afirma.

Os interessados em participar da segunda edição podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. As sugestões de locais para receber o plantio podem ser encaminhadas para a Sema através do telefone (51) 3982-1100.

A primeira edição do Viva Lajeado + Verde contou com o apoio do programa “Lajeado + Verde” e Câmara de Vereadores de Lajeado.

Assine a newsletter